Neste sábado, 15, aconteceu mais uma edição do curso "Salve uma Vida", promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado do Piauí (SAEPI) com apoio da Cooperativa do Médicos Anestesiologistas do Piauí (Coopanest/PI), no Hospital Dirceu Arcoverde (HPMPI).
"Estamos reunidos em uma manhã bastante produtiva em que iremos discutir temas importantes na reanimação de pacientes vítimas de paradas cardíorrespiratória. Então, esse protagonismo que os anestesistas fazem em prol do aprimoramento laboral dos funcionários de hospitais é muito importante pro desenvolvimento científico e acaba tendo um impacto muito importante na prestação dos serviços e atendimento de qualidade para os pacientes. E com certeza, trazendo uma maior sobrevida que os pacientes necessitam", comentou o vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí.
A ação de responsabilidade social visa orientou os colaboradores do hospital sobre como fazer reconhecimento de parada cardiorrespiratória (PCR) e como proceder diante de tal situação, iniciando prontamente manobras de reanimação, bem como orientações para desobstrução de vias aéreas em crianças e adultos.
O curso contou com uma aula teórica, com explanação de como realizar um dignóstico básico, como socorrer vítimas da maneira correta, como buscar ajuda e os passos necessários para salvar uma vida também de forma prática.