NOTÍCIAS

Parto normal e os tipos de anestesia

22/11/2018     880

O nascimento de um bebê é um dos momentos mais especiais para uma família. No entanto, a dor do parto é um dos fatores que causam tensão e medo nas mamães. Muitos não sabem, mas as temidas dores do parto normal podem ser evitadas.

 A médica anestesiologista Dra. Glínia Nogueira explica que a procura por analgesia no parto normal ainda é muito baixa por falta de desconhecimento das pacientes.  “Aplicamos a raquidiana em casos de cesariana, que a paciente tem o bloqueio motor total. E temos a peridural ou combinada, que vai depender de acordo com o trabalho de parto em que a paciente se encontra”, afirma.

Glínia Nogueira ainda ressalta a importância de um acompanhamento multidisciplinar. “Estamos falando de duas vidas, tanto da mãe como do bebê.  Então, temos que priorizar o bem estar geral dos dois.

Raquidiana x Peridural x Combinada

Na raquidiana, aplica-se um volume muito menor de anestésico de uma única vez. A ação é basicamente imediata e com duração limitada. Utilizada com geralmente em partos cesarianos.

Já na peridural, aplica-se uma quantidade bem maior de medicamento anestésico, que é administrado continuamente via cateter localizado nas costas da grávida, durante o tempo que for necessário. Utilizada em partos normais.

Na combinada, como o próprio nome já diz, utiliza-se a peridural e uma dose pequena da raquidiana. Dependendo do estágio do trabalho de parto e do nível de dor, o médico anestesiologista pode preferir administrá-las ao mesmo tempo. A raquidiana com o intuito de acelerar o efeito, aliviando a dor de forma mais instantânea, e a peridural para garantir um efeito mais prolongado.



COMENTARIOS




© 2024 - Coopanest-PI - Todos os Direitos reservados

Rua Desembargador Cromwell de Carvalho, 1804
Joquei/Leste Teresina-PI CEP: 64.049-020
Tel.: (86) 3223-3907


Desenvolvido por:

1