O mês de agosto começou com uma ótima oportunidade de aperfeiçoamento e amadurecimento profissional promovida pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piaui (Coopanest/PI). Na tarde do último sábado (04), aconteceu o Treinamento de Compliance com os palestrantes Eduardo Lamy e Anna Lamy, no auditório da Intermed.
Durante o evento, o palestrante Eduardo Lamy falou sobre a importância do compliance e o seu foco para cooperativas.
“A ênfase do Compliance para uma cooperativa não é uma ênfase de sanção. A gente não pode trabalhar com a ideia de que todo mundo sempre vai poder fazer tudo e a gente não vai poder recomendar a sanção. Mas a essência do compliance para cooperativas é a essência de se trabalhar com a cultura”, afirmou o palestrante.
Lamy ainda abordou alguns pontos importantes sobre os canais de comunicação e que, especialmente, quando está começando o compliance, o canal de comunicação serve para dúvidas e esclarecimentos.
“Para que nós possamos esclarecer dúvidas, receber informações de atos, devemos estar sempre à disposição. A primeira forma de fazer contato com o compliance é você conversar com uma pessoa, se possível, pessoalmente, mas hoje, a gente utiliza muito a tecnologia também”, completou.
O treinamento ainda aprofundou sobre os conhecimentos dos profissionais quanto as exigências e condutas legais e administrativas da área, controles internos, ética. Além disso, foi esclarecida a melhor maneira para identificar, prevenir, tratar e comunicar situações de risco ou com indícios de irregularidades.