No último final de semana, aconteceu um mutirão de cirurgia geral na cidade de Luzilândia, a 251 km de Teresina. A ação foi resultado de uma parceria entre a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí - Coopanest/PI e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde.
A iniciativa do mutirão ilustra o potencial da Coopanest/PI em levar atendimento médico de média e alta complexidade no serviço único de saúde em municípios de menor porte a partir da lógica da economia compartilhada e práticas colaborativas.
Vale destacar, que durante um único dia, foram atendidos mais de 11 pacientes no Hospital Gerson Castelo Branco, que estavam numa fila de espera para fazer uma cirurgia de colecistectomia por vídeo, que tem como objetivo a tirada da vesícula biliar.
De acordo com o anestesista Eduardo Ramos, um dos cooperados que participou do mutirão, os procedimentos cirúrgicos foram tranquilos com duração de cerca de 45 minutos cada e com recuperação rápida para os pacientes.
Os anestesistas que fazem parte da Coopanest/PI realizam com periodicidade atendimentos semelhantes, através da parceria com a Secretaria de Saúde, e consequentemente, são reduzidas as filas de espera por cirurgias de diversas especialidades em várias cidades do Piauí e beneficiando pacientes, que em sua maioria são de baixa renda.